Tomar as partes pelo todo não é apenas um figura de estilo em linguística, é um erro de gestão. A departamentalização de uma empresa é necessária, claro, mas importa que os diretores de cada departamento, ou unidade de produção, possam entender que o desempenho da empresa, no seu todo, depende da capacidade de cada um entender a importância do trabalho dos restantes e de estabelecer uma relação de interdependência orientada para o sucesso.

Do marketing às vendas, da produção à logística, dos recursos humanos ao departamento financeiro, todos devem partilhar dados e informação. É este processo de partilha que viabilizará um novo modelo de gestão capaz de responder em tempo e em qualidade aos desafios de uma economia global, conferindo à empresa uma acrescida competitividade.

Foi a pensar na necessidade de fazer crescer no tecido empresarial português este modelo de organização, onde a partilha de informação, a interdependência departamental e a competitividade são os pilares de desenvolvimento e da gestão, que a AEP – Associação Empresarial de Portugal estruturou o seu mais recente programa de formação, o Programa LED – Liderança Empresarial para o Desenvolvimento.

Projetado para responder às exigências das empresas, o Programa LED está preparado para ser executado dentro - LEDin e fora da empresa - LEDout. Em ambos os formatos, as equipas de líderes em formação não podem exceder os 15 participantes empenhados e determinados em fazer a diferença. E se, de acordo com a dimensão da empresa e as características da equipa de líderes a formar, optar pela formação no formato LEDin, os módulos, conteúdos e duração do Programa serão reconfigurados exatamente à sua medida.

O Programa LED é coordenado por Ivone Silva. Gestora de formação de profissão, Ivone Silva é a pessoa certa para esclarecer todas as dúvidas que possa ter, ajudar a perceber qual o formato de formação que melhor se adequa às suas necessidades e que ajustes terão de ser feitos e fornecer toda a informação que a sua empresa e os líderes participantes vierem a necessitar. Para tal, basta enviar um email para iasilva@aeportugal.com ou ligar para o 229 981 761 ou 963 607 902.

O Programa LED visa conferir aos atuais e futuros líderes de cada departamento, ou unidade de produção, a capacidade de identificar desafios e oportunidades de melhoria para os quais terão de desenvolver competências e soluções que contribuam para uma mudança positiva no desempenho da empresa.

O Programa LED ajudará a equipa de líderes da sua empresa a ter uma visão de conjunto dos processos e procedimentos de todos os departamentos, facilitará a comunicação entre os vários líderes, aumentando os níveis de cooperação e tornará o desempenho da sua empresa (ainda) mais competitivo. Tudo para que, em equipa, seja possível alcançar melhores resultados.

Orientado para a mudança nas empresas dos diversos setores, o Programa LED destina-se a todos quantos exercem ou possam vir a exercer cargos de liderança nas empresas e cujo desempenho profissional possa ser indutor de mudança do modelo organizacional ou de gestão. De diretores de departamento e de projetos, a diretores de unidade e chefes de equipa.

Quer opte pelo formato LEDin ou pelo formato LEDout, o Programa LED desenvolver-se-á em duas fases:

Essencial LED: fase de formação em sala com orientação prática;

Mudança LED: fase de tradução do conhecimento adquirido num projeto de mudança individual que introduza melhorias no desempenho da empresa. Para o sucesso desta fase, geralmente dificultada pelas rotinas de um dia de trabalho, é fundamental que os participantes usufruam de coaching individual para apoio na implementação dos seus projetos de mudança.

 

Porém, se optar pelo formato LEDin, há ainda uma outra fase:

Especialização LED: fase de formação em sala orientada para o desenvolvimento de competências específicas.

 

Partindo da realidade da empresa, a equipa de formadores especialistas da AEP ajudará a perceber as motivações dos vários participantes de cada empresa e orientará a formação por forma a que os melhores resultados possam ser atingidos, produzindo mudanças tangíveis ao nível organizacional.

O Programa LED, mais do que um programa de formação, é um projeto de mudança para as empresas, que fará valer a importância de cada parte para a qualidade do todo.

Essencial LED Conjunto de seis módulos de formação em sala, com a duração total de 24 horas.

 

Módulo 1
 
Estratégia para liderar 4h
Módulo 2
 
Liderança 4h
Módulo 3
 
Motivação e envolvimento para a mudança 4h
Módulo 4
 
Finanças e economia para liderar 4h
Módulo 5
 
Lean e otimização de processos para liderar 4h
Módulo 6 Gestão de projetos para liderar 4h

 

Especialização LED (exclusivo LEDin)

Módulo de aprofundamento de competências específicas, de formação em sala, desenhado à medida das necessidades de cada empresa pela equipa de especialistas da AEP e implementado nas instalações das empresas participantes.

 

Mudança LED

Módulo de formatação de um projeto de mudança individual, com coaching de uma equipa de especialistas AEP, com a duração total de 10 horas. Este módulo concluir-se-á com a apresentação do projeto aos gestores da empresa.

 

 

Módulo 1 – Estratégia para liderar

  • Interpretar metas e definir e KPI operacionais.
  • Identificar Métricas de desempenho.

Módulo 2 – Liderança

  • Fazer o diagnóstico de um colaborador (NÍVEL DE DESEMPENHO).
  • Selecionar e utilizar práticas de liderança adequadas (ESTILOS LIDERANÇA).

Módulo 3 - Motivação e envolvimento para a mudança

  • Definir problemas / oportunidades.
  • Fazer um diagnóstico participado de um contexto de trabalho.
  • Elaborar e apresentar um projeto de melhoria.

Módulo 4 – Finanças e economia para liderar

  • Diagnosticar a situação económica do seu departamento e/ou organização.
  • Ler e utilizar indicadores de rentabilidade.
  • Ler uma demonstração dos resultados.

Módulo 5Lean e otimização de processos para liderar

  • Identificar as ferramentas Lean aplicáveis a cada negócio.
  • Desenhar e implementar quadros de gestão para as equipas operacionais.
  • Quantificar resultados e ajustar objetivos.

Módulo 6 - Gestão de projetos para liderar

  • Utilizar as principais ferramentas de Planeamento de Projetos Scrum.
  • Aplicar técnicas de apoio ao processo de tomada de decisões.

Módulo 1 – Estratégia para liderar

  • Como apresentar internamente a estratégia corporativa.
  • A articulação entre objetivos e a simplificação de KPI.
  • A análise e comunicação de resultados.
  • Comportamentos, divulgação e ajuste de metas.

Módulo 2 – Liderança

  • Liderança situacional: o que é e como se pratica?
  • O desempenho: critérios e sintomas.
  • Estilos de liderança: quantos e como se utilizar.
  • Os caminhos da liderança para resultados.

Módulo 3 - Motivação e envolvimento para a mudança

  • Problemas ou oportunidades?
  • Como hierarquizar problemas: a ÁRVORE DE PROBLEMAS.
  • A elaboração e apresentação de uma árvore de problemas.

Módulo 4 – Finanças e economia para liderar

  • A informação como instrumento de gestão.
  • Para que serve o Balancete?
  • A Demonstração dos Resultados: estarei a ter lucro?
  • O Balanço: a fotografia do património.
  • A Demonstração dos Fluxos de Caixa: o dinheiro!
  • Para que serve o Orçamento e o Controlo de Gestão?

Módulo 5Lean e otimização de processos para liderar

  • Principais conceitos Lean
  • Ferramentas básicas da melhoria contínua.
  • Criação de quadros de gestão diária.

Módulo 6 - Gestão de projetos para liderar

  • Papéis no Scrum: Product Owner, Scrum Master, Team Member
  • Reuniões Scrum: Sprint Planning Meeting, Sprint Review Meeting, Sprint Retrospective, Daily Scrum
  • Elementos Scrum: Backlog Burn-down Charts
  • Conceitos Done, Undone, Backlog Management, Timeboxed Sprint Cycles, Empirical Process Control

Licenciado em Economia pela Universidade do Porto e com um MBA pela Judge Business School da Universidade de Cambridge, Rui Trigo de Morais é Managing Partner e Consultor na Triconsulte, onde coordena projetos de candidaturas a fundos comunitários, estudos e diagnósticos e intervenções com Bancos de Desenvolvimento.

O percurso contempla experiências na área de auditoria na SVTM SROC, análise de crédito no Banque BCP em França. Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington onde conciliou os trabalhos com uma bolsa Fullbright. Antes de ingressar na Triconsulte ainda foi consultor na Mckinsey & Company num projeto conjunto com a London School of Economics and Political Science no Reino Unido.

No currículo profissional estão 11 anos de experiência no setor Financeiro e Consultoria, 7 anos de experiência internacional em Consultoria, Gestão de Projetos e Procurement e 5 anos de partilha e aprendizagem como Formador.

Conceção e realização de trabalhos de desenvolvimento organizacional (empresas / hospitais / associações).

Foi quadro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Gestor do Projeto JADE - Agentes de Desenvolvimento em Regiões de Emigração, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Centro e Algarve.

Membro do Conselho Pedagógico da AEP.

Desenvolvimento de projetos para o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, para o Tribunal de Contas de Moçambique (Maputo) / Tribunal de Contas de Cabo Verde.

 

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Com mais de 25 anos de experiência como formador e consultor de empresas.

Foi auditor sénior na multinacional ERNST & YOUNG e Cia.

Foi docente universitário, lecionando disciplinas como Análise de Balanços, Contabilidade Geral, Contabilidade e Auditoria, Matemática Financeira, Introdução à Economia, Economia para Gestão e Economia Portuguesa na Universidade Fernando Pessoa

Atualmente é consultor e formador independente atuando nas áreas da gestão e administração.

Consultor do Programa “Euro Empresa a Empresa” onde dinamizou cerca de 40 conferências, promovidas pelo país, num protocolo AEP/CGD.

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e com um MBA pela Porto Business School, António Trigo de Morais é Managing Partner e Consultor na Loggame, uma empresa que resulta da constituição de uma equipa de Consultores Seniores com reconhecida experiência em Gestão da Cadeia de Abastecimento em vários sectores de atividade.

Anteriormente, foi Gestor na SONAE Distribuição, entre 1986 e 1994, com responsabilidades em TI, Logística e Procurement, e Analista de Software e Controller de Operações, tendo trabalhado com a IBM na implementação de software administrativo, operacional e de logística para PME industriais.

5, 12, 19 e 26 de maio
2 e 9* de junho

Horário: 14h30 - 18h30
*9 junho: 14h30 - 20h00

Av. da Boavista, 2671

4100-135 Porto

Campanha
Associados AEP

850€

  • Associados AEP
  • Inscrições até 10 de abril

Campanha
Geral

950€

  • Público
  • Inscrições até 10 de abril

Associados
AEP

1.080€

  • Associados AEP
  • Inscrições após 10 de abril

Geral
 

1.200€

  • Público
  • Inscrições após 10 de abril

Campanha Especial

900€ por inscrito

  • Público e Associados AEP
  • Para 2 ou mais formandos da mesma empresa

A nossa morada

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